segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Você supervaloriza a imagem corporal?

Você supervaloriza a imagem corporal?

Leia sobre os transtornos alimentares e aprenda a tratá-los

por Rodrigo Garcez

Outro dia estava na academia fazendo meus exercícios matinais quando encontrei alguns amigos que conversavam sobre filhos e casamento. Um deles estava muito preocupado com a filha adolescente, que vinha comendo demasiadamente em um dia, enquanto no outro não ingeria nada. Além disso, falou que a menina estava obcecada por ginástica e ele acreditava que estava havendo um excesso de exercícios físicos.

Alertei-o a respeito dos transtornos alimentares, cada vez mais comuns. Este é um problema tão grave que outro dia escutei na rádio que alguns países na Europa estão pensando em criar uma lei que proíbe modelos de emagrecerem a um nível abaixo do considerado saudável por médicos e nutricionistas. O fato de vivermos em uma sociedade baseada em um padrão estético de magreza esquálida gera este tipo de sintoma social, no qual os jovens em formação são os mais atingidos. Mas, afinal de contas, o que são os transtornos alimentares?

Um grande distúrbio da imagem corporal e do padrão alimentar caracterizam os transtornos alimentares. Eles podem ser divididos em três categorias: anorexia nervosa, bulimia nervosa e a compulsão alimentar periódica.

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa possuem uma origem psicossocial, devido a influência da “cultura do corpo” estimulada pela sociedade ocidental. Através da mídia, são supervalorizadas profissões nas quais a imagem corporal, agilidade e leveza física são importantes, como atletas, modelos, atrizes e bailarinas. Os jovens tornaram-se escravos dessa busca incessante pelo “corpo perfeito”, mesmo que tenham um biótipo que não esteja de acordo com este ideal. Esse fato pode gerar angústia, rejeição social e, nos casos mais extremos, os transtornos alimentares. Isto, porém, não quer dizer que seja uma doença de jovens e adultos que estão acima do peso, pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Ocorreu um erro neste dispositivo

Acerca de mim

A minha foto
Sou,o que sou,não faço fretes,e quando não gosto,é difícil disfarçar,porque detesto mentira e hipocrisia....

Sugestão...



Busquem-me Aqui...

Seguidores

AddThis

Share |

Eu Linko!

Eu Linko

Arquivo do blogue