quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Equilibrio através da música....

Equilíbrio através da música

Dicas da Musicoterapia que podem ser úteis no seu cotidiano

por Nydia Monteir
A música, os sons, o silêncio, os ruídos e as vibrações fazem parte de nossas vidas desde a gestação. Imagine quantos destes estímulos estão presentes e nos causam sensações de paz, amor, segurança, medo, insegurança, pânico, tristeza e muitas outras impressões - podendo até mesmo provocar inúmeras reações instintivas. A música e o mundo sonoro invadem diariamente nossas vidas, com ou sem permissão. Podemos ser favorecidos, mas também, sofrer danos em nosso equilíbrio.

O profissional musicoterapeuta busca utilizar todos estes elementos sonoros para trazer equilíbrio a quem se encontra em processo terapêutico de prevenção, tratamento, habilitação ou reabilitação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Você pode seguir algumas dicas da musicoterapia no seu dia-a-dia.Confira:

* 1Ao acordar, o espreguiçar com bocejos sonoros faz com que sejamos inundados por substâncias benéficas como serotonina, endorfinas, etc.
* 2Quando possível, escute sons naturais do canto dos pássaros. Já são comuns no mercado fonográfico diversas opções de CDs musicais com estes fins.
* 3Na rotina diária de higiene, como no banho, o canto pode ser um elemento de ajuda à respiração, irrigação cerebral e preparação emocional positiva para um dia que se inicia. A música escolhida deve ter uma letra com mensagens encorajadoras para o que nos espera (e muitas vezes nos causa tensão e ansiedade).
* 4Deve-se evitar sons e ruídos altos que ultrapassam os 75 decibéis permitidos a nossa saúde. Quando não for possível, podemos nos proteger utilizando tampões de silicone de ouvido (disponíveis em farmácias ou lojas de equipamentos de proteção ao trabalhador).
* 5Utilize só quando necessário as buzinas de carro, pois são sons dissonantes e causam desconforto e stress em quem ouve. Inclusive em você.
* 6Ao se preparar para o repouso, o ideal para um maior relaxamento é, aos poucos, ir diminuindo o ritmo de seus movimentos e fala, baixando também o volume de sua voz e eliminando os ruídos e sons ambientes.
* 7Músicas com sons de água em volume baixo também podem ajudar a ter um repouso mais profundo.

Você merece ter qualidade de vida e é possível melhorá-la com ações simples como essas. Seja feliz e saudável utilizando as músicas e os sons como aliados.

Quer fazer diferente em 2010? Leia aqui dicas para ter uma vida com mais alto astral neste novo ano.
SOBRE O AUTOR
Nydia Monteiro

Nydia Monteiro

Educadora Musical e musicoterapeuta.Pós-graduada em musicoterapia, atende em Teresina e é presidente da Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI). Saiba mais »
contato: nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Acerca de mim

A minha foto
Sou,o que sou,não faço fretes,e quando não gosto,é difícil disfarçar,porque detesto mentira e hipocrisia....

Sugestão...



Busquem-me Aqui...

Seguidores

free counters

AddThis

Share |

Eu Linko!

Eu Linko

Arquivo do blogue