sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fuga de situações ruins

Fuga de situações ruins

Até que ponto encarar a vida com frieza ajuda a superar obstáculos?

por Bruna Rafaele

Assim como as boas emoções, as dores da vida vêm para nós para serem vivenciadas em toda sua intensidade. Quando sentimos raiva ou vontade de chorar, precisamos viver isso e descobrir a razão dessas sensações. Fingir frieza é muito comum, é uma tentativa de sublimar a dor. Mas no fundo só aumenta a artificialidade e distancia a pessoa do momento presente.
O quanto você foge das suas situações ruins? Você foge, por exemplo, para não ter que tomar uma atitude importante sobre um relacionamento que não lhe traz nada de bom, não soma e só subtrai as suas energias? O quanto você se desrespeita para fazer a cara de que nada de ruim está acontecendo enquanto por dentro está tudo desmoronando?
Para vermos um bom contraste entre pessoas que ao passar por situações difíceis se afastam de sua essência enquanto outras se mantêm em si, temos um exemplo interessante no filme "Grande menina, pequena mulher". Os dois personagens principais são Molly, a babá, uma ex-patricinha que perdeu tudo e teve que se virar para ter o que comer e a menininha, Ray, que carrega o peso do mundo com toda seriedade e suas manias de doença.
A babá segue sua fase da vida conturbada aprendendo a ser uma adulta, mas sem se esquecer de sua criança interior que se diverte e brinca com tudo que vê pela frente. Enquanto isso, a verdadeira criança da história é seca, rígida e vê o mundo todo cinza. Não gosta de brincar com outras meninas de sua idade e prefere a disciplina severa à infância.

Da próxima vez que passar por situações ruins, pergunte-se e reflita

Numa situação de tensão, você tenta parar um minuto e busca o equilíbrio ou finge que tudo está bem, que não há problemas acontecendo?
Você costuma ter uma visão do mundo cinza e sem graça ou super colorido e entusiástico?
As pessoas geralmente falam que você aparenta ter mais idade do que realmente tem? Em que situações isso acontece? Quando estão elogiando alguma atitude madura sua ou quando você se comporta como uma velhinha rabugenta que só reclama de tudo?
Escolhi esse exemplo para mostrar que podemos viver as dores da vida sem precisar perder a nossa essência e a conexão com quem somos de verdade. Ao invés de fugir dos problemas, podemos tentar enxergá-los com os olhos de nossa criança interior. Sabemos que as dores trazem aprendizados, mas o processo de amadurecimento não precisa ser frio, com nossas emoções congeladas.
SOBRE O AUTOR
Bruna 
Rafaele
Mestre em Estudo da Linguagem, dá consultas metafísicas pessoalmente e pela internet. Faz workshops e palestras sobre espiritualidade no Brasil e no exterior

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Acerca de mim

A minha foto
Sou,o que sou,não faço fretes,e quando não gosto,é difícil disfarçar,porque detesto mentira e hipocrisia....

Sugestão...



Busquem-me Aqui...

Seguidores

free counters

AddThis

Share |

Eu Linko!

Eu Linko